Se o nossos céus estiverem limpos ao entardecer do dia 19 de fevereiro, não deixe de dar uma boa olhada na Lua cheia nascendo. Se parecerá um pouco maior do que o habitual e será a maior Lua cheia que você verá durante todo o ano.

A órbita da Lua em torno da Terra é levemente elíptica, por isso às vezes está mais perto e por vezes está mais longe. Quando a Lua está cheia e faz sua passagem mais próxima com a Terra, o momento é chamado de Superlua. Astronomicamente falando, esse ponto chama-se perigeu e o nosso satélite pode ficar 14% maior no céu do que no apogeu, que é o ponto onde a Lua está mais distante do nosso planeta. Ela poderá brilhar também até 30% mais do que o normal.
A órbita da Lua está longe de ser circular e sua distância da Terra e a aproximação varia a cada mês lunar. Na terça-feira, 19 de fevereiro veremos o perigeu mais próximo de 2019 quando a distância entre os centros da Terra e da Lua será de 356.763 quilômetros. Não chagaremos a esse número até 21 de janeiro de 2023. No entanto, esse recorde será superado pelo perigeu de 356.447 quilômetros de 6 de dezembro de 2052 – o mais próximo do século.
No dia 19, a Lua estará nascendo próximo ao Leste exatamente às 18h22min (horário de Brasília). Você não precisará de nenhum equipamento para ver, no entanto, um telescópio ou binóculos pode melhorar os detalhes. Tente observá-la no momento de seu nascimento, pois é a hora em que ela aparecerá maior pela junção da distorção atmosférica e aproximação da Lua. [AstronomyNow]