Planetas

Satélite desconhecido é registrado sobrevoando o Brasil

Desde da década de 60, quando foi lançado o primeiro satélite artificial na órbita terrestre, outros milhares de objetos artificiais também foram colocados lá para nossa sorte. Alguns deles nos disponibilizam acesso a GPS, TV, internet e até a previsão do tempo. Estima-se que existam mais de 150 mil pedaços de satélites funcionais ou não orbitando o nosso planeta – acontece que alguns são um tanto misteriosos.

A maioria deles são catalogados, o que não é o caso do satélite ISON 32000, que pertence a uma classe de objetos artificiais identificados que teoricamente fazem parte de algum projeto espacial secreto. O 32000 é tão misterioso que absolutamente ninguém sabe seu propósito e nem por qual nação foi lançado.

O objeto foi descoberto pela rede ISON, composta por 18 observatórios e 50 observadores – também é daí que vem nome do 32000. No entanto, esse satélite é um tanto diferente, ele é difícil de ser rastreado por causa de sua órbita excêntrica, chegando a 16.000 km acima de nós. Isso faz com que fique boa parte do tempo distante do nosso planeta, o que dificulta sua observação.

Mas ele não é o único objeto estranho a ser descoberto, a rede também detectou nada mais nada menos que outros 152 satélites “desconhecidos” como este, que não possuem informações orbitais públicas. Além dessa rede, a BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), ajuda no rastreamento desses objetos através do registro e reporte das observações, e foi assim, com uma estação no Brasil, que rede brasileira registrou o ISON 32000 passando sobre o país. [BRAMON]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.