Desde da década de 60, quando foi lançado o primeiro satélite artificial na órbita terrestre, outros milhares de objetos artificiais também foram colocados lá para nossa sorte. Alguns deles nos disponibilizam acesso a GPS, TV, internet e até a previsão do tempo. Estima-se que existam mais de 150 mil pedaços de satélites funcionais ou não orbitando o nosso planeta – acontece que alguns são um tanto misteriosos.
A maioria deles são catalogados, o que não é o caso do satélite ISON 32000, que pertence a uma classe de objetos artificiais identificados que teoricamente fazem parte de algum projeto espacial secreto. O 32000 é tão misterioso que absolutamente ninguém sabe seu propósito e nem por qual nação foi lançado.
O objeto foi descoberto pela rede ISON, composta por 18 observatórios e 50 observadores – também é daí que vem nome do 32000. No entanto, esse satélite é um tanto diferente, ele é difícil de ser rastreado por causa de sua órbita excêntrica, chegando a 16.000 km acima de nós. Isso faz com que fique boa parte do tempo distante do nosso planeta, o que dificulta sua observação.
Mas ele não é o único objeto estranho a ser descoberto, a rede também detectou nada mais nada menos que outros 152 satélites “desconhecidos” como este, que não possuem informações orbitais públicas. Além dessa rede, a BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), ajuda no rastreamento desses objetos através do registro e reporte das observações, e foi assim, com uma estação no Brasil, que rede brasileira registrou o ISON 32000 passando sobre o país. [BRAMON]
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.