Eventos Astronômicos

Bola de fogo cruza o céu e transforma noite em dia na Bahia

Exatamente às 23h46min, um grande bólido – nome dado aos meteoros de alto brilho – cruzou o céu de algumas cidades do interior baiano e transformou a noite em dia. O fenômeno incrível foi registrado por nossa câmera de monitoramento de meteoros MDE1/BA, que faz parte da BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros).

Esses meteoros são rochas que estão vagando pelo espaço, e às vezes cruzam o caminho da Terra e acabam queimando na atmosfera. Quando isso acontece, a rocha espacial produz um brilho intenso e então chamamos de “meteoro”, quando a rocha ainda não entrou na Terra o nome dado é meteoroide.

M20180616_024605_MDE_1P

Apesar das nuvens atrapalharem um pouco, a BRAMON conseguiu determinar que o bólido chegou a -8 em magnitude. Lembrando que quanto menor o número, maior o brilho.

Uma segunda imagem é necessária para realizar uma triangulação, mas se os cálculos atuais estiverem corretos, a trajetória dele seria de nordeste para sudoeste, possivelmente na direção da cidade de Mundo Novo, na região central da Bahia.

Por enquanto temos essas informações. Vamos aguardar que mais vídeos apareçam para que possibilite mais estudos. Se você tiver algum vídeo do fenômeno ou conhecer alguém que possua câmera de segurança que possivelmente tenha registrado, envie para nosso inbox do Facebook ou para nosso e-mail: contato@misteriosdoespaco.blog.br.

Fique ligado também nesta matéria, atualizaremos assim que tivermos novas informações.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.