Eventos Astronômicos

Saiba tudo sobre o eclipse lunar total da segunda-feira

O céu da madrugada de 21 de janeiro de 2019 terá um evento raro e incomum: um eclipse lunar total (conhecido popularmente como “Lua de Sangue”) que está previsto para ocorrer com a Lua em seu perigeu – um fenômeno conhecido como “Superlua”, onde essa combinação não será visível novamente até 2036. De todos os eclipses lunares totais que ocorrerão durante este século, apenas 28 coincidirão com o perigeu, ou o ponto em que a Lua está mais próxima da Terra.

Linha de visibilidade do eclipse.

Neste noite, a Lua poderá ficar até 14% maior e 30% mais brilhante no céu por causa do perigeu, até quando ela chegar em um certo ponto da órbita terrestre, onde nosso planeta se alinhará entre entre o Sol e a Lua e projetará sua sombra na superfície do satélite – fazendo com que a Lua fique escura algumas horas. Durante a totalidade, a Lua fica com tons de avermelhados causados ​​pela dispersão e refração da luz solar através da nossa atmosfera à medida que o nosso satélite passa através da sombra da Terra.

O eclipse inciará exatamente às 1h37min (21) no horário de verão, onde a Lua comerá a entrar na sombra da Terra; às 3h12min o eclipse chegará em sua totalidade e às 5h48min o fenômeno enfim finaliza. O fenômeno, durante todas as fases, terá uma duração total de 3h17min.

Mas e se o céu nublar? Não se preocupe, nós da Mistérios do Espaço estaremos ao vivo em mais uma live inédita da página para transmitir todo o eclipse com a superlua através de telescópio. Iremos interagir com vocês durante todo o evento, tirando dúvidas e falando sobre o fenômeno. A live estará prevista para começar às 00h (horário de Brasília) e você poderá assistir no play logo abaixo.

Boas observações!

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.