Astrobiologia

Astrônomo ainda acha que objeto interestelar é uma nave alienígena

Em uma nova entrevista com o jornal israelense Haaretz, o chefe do Departamento de Astronomia da Universidade de Harvard, Avi Loeb, defendeu sua controversa hipótese de que o objeto interestelar conhecido como ‘Oumuamua poderia ser uma sonda alienígena.

Concepção artística do objeto interestelar.

“Assim que sairmos do Sistema Solar, acredito que veremos muito tráfego lá fora”, disse ele. “Possivelmente nós receberemos uma mensagem dizendo: ‘Bem-vindo ao clube interestelar’, ou descobriremos várias civilizações mortas – isto é, encontraremos seus restos mortais”, disse ele.

Depois que os astrônomos descobriram o objeto mais tarde apelidado de ‘Oumuamua – uma palavra havaiana que significa ‘ mensageiro – Loeb e um colega especularam que um hipotético mecanismo de propulsão chamado vela solar poderia explicar sua estranha passagem por aqui.

Outra descoberta estranha foi que o brilho do objeto da luz solar refletida mudou por um fator de dez quando ele girou, implicando que poderia ser um objeto em forma de charuto – uma geometria extremamente incomum para os asteroides que ocorrem naturalmente.

Uma tentativa de escutar sinais de rádio do misterioso objeto não foi promissora, mas Loeb disse ao Haaretz que ele defende a possibilidade de que a sonda seja de origem inteligente. “Não temos como saber se é uma tecnologia ativa ou uma nave espacial que não funciona mais e continua a flutuar no espaço”, disse ele.

“A busca por vida extraterrestre não é mera especulação”, acrescentou. “É muito menos especulativo do que a suposição de que há matéria escura – matéria invisível que constitui 85% do material no universo”, concluiu o astrônomo. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.