Eventos Astronômicos,Planetas

Quais são os planetas atualmente visíveis no céu?

Se você ama observar o céu noturno, é normal que às vezes você presencie algum objeto “incomum”. Muitas vezes, aquele astro está ali todas as noites e você talvez não percebeu, ou olhou na hora em que estava em outra direção. De qualquer forma, vamos analisar o que há visível no céu nesses últimos meses.

Para começarmos, logo após o pôr do sol, uma “estrela” muito brilhante aparece na direção oeste – a mesma direção que o sol se põe. Esse ponto se destaca muito de qualquer objeto visível no momento, e apesar de parecer ser uma estrela, não é. É Vênus, o planeta mais quente do sistema solar. O planeta possui esse brilho muito forte, pois sua atmosfera é altamente reflexiva pela camada de nuvens que cobre o astro. Muitos o chamam de “estrela D’alva”, mas de estrela, o ponto de brilhante não tem nada.

Abaixo de Vênus, ainda é possível ver Mercúrio, mas você precisa de uma boa visada para o horizonte nessa direção.

Imagem de Vênus registrada por uma sonda japonesa.

As horas passam, a noite chega, e mais um ponto muito brilhante surge alto no céu. Também distinguível de qualquer objeto visível, o ponto branco muito acima de Vênus é Júpiter, o maior planeta do sistema solar. Júpiter também possui uma atmosfera muito reflexiva, e por seu tamanho, ele tende a refletir mais luz solar ainda. O planeta possui 79 luas, e ao observar pelo telescópio, você consegue ver algumas delas.

Olhando na direção contrária aos planetas já falados aqui, surge Marte na direção Leste. O quarto planeta na ordem sistema solar, brilha intensamente com uma cor avermelhada, devido a sua superfície coberta por ferrugem. Por estar em uma época de alinhamento com o Sol e a Terra, o planeta vermelho tende a ficar mais brilhante distinguível facilmente de qualquer estrela no céu.

Os planetas visíveis.

Agora, olhando para o auge do céu, você pode ver Saturno. Talvez o planeta mais difícil de distinguir das estrelas, o astro dos anéis do sistema solar brilha fraco nestes dias e é visível próxima a Constelação de Escorpião. A dica para achá-lo é procurar um ponto que cintila muito pouco, pois os planetas tendem a ter uma imagem mais estática as estrelas.

Esses são os planetas visíveis atualmente. Se você sentir dificuldade para achá-los, baixe aplicativos como SkyMap ou Stellarium, eles te auxiliarão a localizar facilmente. Boas observações!

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.