Eventos Astronômicos

Primeira estação espacial dos EUA caiu na Austrália em 1979

Se você está acompanhando nossa página, provavelmente você deve saber que a estação espacial chinesa irá cair na Terra nesta final de semana. É emocionante, mas esta não é a primeira vez que uma estação espacia caiu na Terra.

A primeira estação espacial tripulada dos EUA, a Skylab, teve uma memorável reentrada, levando a uma história particularmente engraçada envolvendo um pedido de desculpas presidencial e uma multa de US$ 400.

extra_large-1522416887-cover-image

Em julho de 1979, a mídia mundial observou a Skylab descendo descontroladamente a cair na Terra. A estação espacial pesava 77.000 kg – para comparação, o Tiangong-1 possui 8.500 kg.

A missão tinha sido finalizada por problemas desde o momento em que foi lançada, em 1973, seguida por uma série contínua de problemas monetários e falhas técnicas. Em 1974, a maior parte do investimento e da atenção da NASA estava sendo canalizada para o programa de ônibus espaciais, de modo que a Skylab foi essencialmente abandonada sem tripulação. Eventualmente caiu em decaimento orbital depois de ser atingida por alguma atividade solar excepcionalmente forte.

A Skylab atingiu a atmosfera da Terra em 11 de julho de 1979 e choveu pedaços de destroços no Oceano Índico, no Atlântico Sul e na Austrália Ocidental. Felizmente, ninguém ficou ferido e houve danos mínimos ao meio ambiente.

No entanto, a pequena cidade de Esperance, Austrália lançou uma multa de US$ 400 para os EUA por causa do lixo. A Nasa e os EUA ignoraram a conta e ela foi cancelada pelos australianos apenas três meses depois.

Mais de 30 anos depois, o rádio californiano DJ Scott Barley decidiu finalmente consertar as coisas. Depois de ler sobre a multa na Wikipedia, ele coletou doações de seus ouvintes e enviou os 400 dólares para Esperance.

Vamos agora apenas esperar que a Tiangong-1 fique bem longe de Esperance, ou então Pequim vai receber uma carta com fortes palavras. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.