Eventos Astronômicos

Segunda Lua azul de 2018 acontece hoje a noite

Neste 31 de março, grande parte do mundo vai ver um evento raro: uma Lua azul. Será a segunda vez que isso acontece neste ano de 2018 – a última foi em Janeiro. Apesar do nome, muitos de nós já aprendemos em algum momento que a Lua azul não significa que a Lua realmente fique azul. O termo refere-se a fase, não à cor.

BlueMoon2_web_1024

O fenômeno poderá ser visto até mesmo a olho nu. Apesar do nome, não quer dizer que realmente o nosso satélite natural ficará dessa coloração, afinal, a definição é usada apenas para caracterizar a 2° ocorrência da fase cheia no mesmo mês. No entanto, por questões atmosféricas, há sim a possibilidade dela apresentar tal característica.

O enorme vulcão Krakatoa na Indonésia, por exemplo, entrou em erupção, enchendo os céus de poeira e cinzas. O céu ficou vermelho, o pôr-do-sol ficou verde e a Lua ficou azul, segundo a NASA.

A mesma coisa aconteceu quando o vulcão El Chichon, no México, entrou em erupção em 1983, quando o Monte. St Helens entrou em erupção em 1980, e quando o Monte Pinatubo entrou em erupção em 1991. Nesses casos, você tem uma “Lua azul” verdadeira e felizmente rara.

O fenômeno poderá ser visto em todo o Brasil, se você tiver algum equipamento de observação não deixe de usar para apreciar mais detalhes da Lua, apesar de poder ser visto até mesmo sem telescópio.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.