Eventos Astronômicos

Passagem de cometa acontece neste final de semana

O ano de 2018 está em sua reta final e para fechar o ano com tudo, o cometa 46p/Wirtanen estará fazendo sua passagem neste final de semana. O 46P foi descoberto fotograficamente pelo astrônomo Carl Alvar Wirtanen, mas nunca foi visto sem a ajuda de um telescópio ou binóculo – mas nesta passagem será diferente.

46p/Wirtanen. Foto: Pepe Manteca

Ele leva 5,5 anos para completar uma órbita ao redor do Sol, e neste exato momento ele está em processo de aproximação com a Terra – chegando a 11.620.000 km do nosso planeta no domingo (16). A magnitude do corpo pode chegar a 3.5, considerando que quanto menor esse número, mais brilhante um objeto celeste vai ser. Portanto, o cometa pode ser visto sem ajuda de telescópio apenas em locais muito escuros. 

Para observá-lo não é muito difícil. Antes de tudo, ver este tipo de evento requer um mínimo conhecimento das constelações do céu, no entanto, mesmo que você não conheça as constelações, o uso de algum programa ou aplicativo para localizá-las pode ajudá-lo. Recomendamos Stellarium, StarChart, SkyMap etc.

No céu o cometa estará visível próximo ao aglomerado das Plêiades praticamente a noite inteira. Esse aglomerado é visto como uma nuvem minúscula quase apagada no céu – ela também está próxima da Constelação de Touro. O 46p estará levemente a esquerda das Plêiades – a partir daqui nada como um pouco de paciência para encontrá-lo.

Localização do cometa durante o final de semana.

O 46p possui um núcleo de apenas 1 km de largura, e apesar de se aproximar da Terra, não há risco de colisão. A atmosfera gasosa do cometa se expandiu com o calor do Sol e agora está tão grande quanto uma Lua cheia – que é um ponto favorável para observação.

A observação do cometa pode ser complicada a olho nu, mas se você tiver telescópio ou binóculos, não deixe de tentar vê-lo. A sua próxima passagem só acontecerá em 5 anos e é uma oportunidade incrível para observar.

Mas mesmo que você não consiga localizá-lo ou more em um local com muita poluição luminosa, o projeto Virtual Telescope irá transmitir ao vivo a passagem do 46p às 20h (horário de Brasília) deste domingo, 16. Assista no play logo abaixo:

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.