Eventos Astronômicos

Objeto passa na frente da Lua durante live da Mistérios do Espaço

Na noite do último domingo (26/08), nossa página realizou uma transmissão ao vivo da Lua cheia e dos planetas visíveis no céu. A live durou cerca de 1h e reuniu uma quantidade considerável de pessoas assistindo os astros com nossos comentários. No entanto, logo após o término da transmissão, pessoas mandaram prints em nosso grupo do Facebook questionando o que seria um ponto que teria passado na frente da Lua aos quase 15 minutos.

As pessoas sugeriram de tudo: de nave alienígena à mosquito. Fomos a procura de dados em diversos sites e programas para saber o que poderia ter passado na Lua naquele momento. Perguntamos a Marcelo Zurita, integrante da BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) e ele consultou em um software o momento exato da passagem. E encontrou a identificação do objeto misterioso: um corpo de foguete dos EUA da década de 70.

O corpo tem identificação NORAD 11081 e foi lançado mais precisamente em 24 de Outubro de 1978, com o objetivo de colocar satélite em órbita com a Terra para o estudo da ionosfera. No momento do registro, ele estava a mais de 900 km acima de nossas cabeças. O registro é muito interessante, considerando que estávamos em live no momento. Veja o vídeo:

Estima-se que mais de 150 mil pedaços de lixo espacial e satélites estejam orbitando a Terra neste exato momento. O do nosso registro só é mesmo visível com o telescópio, mas muitos satélites (incluindo da Estação Espacial Internacional) são visíveis a olho nu. Para ver ao menos a ISS, baixe um aplicativo chamado ISS detector que irá te informar das futuras passagens.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.