Esta é provavelmente a primeira imagem de um objeto interestelar que já vimos no nosso Sistema Solar. Na semana passada, fomos tratados com a notícia de que A/ 2017 U1 pode ser um asteroide ou uma cometa de outra estrela, e que foi lançado em nossa direção.
Agora, cientistas usaram telescópios ao redor do mundo para rastrear o objeto, verificando suas origens extraterrestres e recebendo nosso primeiro vislumbre do que parece.
“Na quarta-feira da última semana, tornou-se quase certo que este objeto era estranho ao nosso Sistema Solar”, disse o professor Alan Fitzsimmons, da Universidade Queen’s Belfast. “Começamos imediatamente a estudar naquela noite com o Telescópio William Herschel nas Ilhas Canárias, então na noite de quinta-feira com o Very Large Telescope no Chile”, concluiu ele.
A equipe conseguiu tirar imagens claras do objeto e obter dados sobre sua composição química. Parece ter uma cor vermelha, semelhante aos objetos encontrados no Cinturão de Kuiper no sistema solar externo. Considera-se que o objeto seja de cerca de 400 metros de diâmetro.
Há cem anos, pensou-se que o objeto estava 559 vezes mais longe do Sol do que a Terra. Em 14 de outubro, passou apenas 0,161 UA (1 UA é equivalente a, aproximadamente, 150 milhões de km) da Terra, fazendo sua aproximação ao Sol em 9 de setembro de 0,25 UA antes de voltar a sua trajetória pelo espaço, e provavelmente nunca mais retornará.
Os dados até agora sugerem que este foi um pequeno objeto rochoso que vem viajando pela nossa galáxia por milhões ou bilhões de anos. Ao contrário dos cometas no nosso Sistema Solar, não há evidências de um rastro de pó e gás, sugerindo que este pode ser um asteroide e não um cometa.
Após ter feita uma visita pelo nosso sistema solar, ele agora está a caminho do espaço interestelar. Nós pensamos que tais objetos podem existir, mas esta é a primeira vez que vimos um. Provavelmente foi expulso de outro sistema estelar durante o período de formação de algum planeta.
É uma descoberta inovadora e haverá ainda mais notícias sobre esse objeto no futuro, com certeza. [IFLS]