Todo inverno marciano, padrões estranhos podem ser encontrados pelas dunas do Planeta Vermelho. Agora, os cientistas descobriram a causa dessas linhas.
Pesquisadores do Trinity College Dublin e da Universidade de Durham descobriram que esses padrões sazonais sãocriados pelo congelamento e derretimento do CO² . Mais especificamente, é causada pela sublimação do gás CO², o processo em que uma substância vai diretamente para uma fase gasosa sem passar pela fase líquida.

“Vários anos atrás, foi descoberta marcas únicas na superfície das dunas de areia marcianas”, disse Mary Bourke, autor de estudo. “Eu as chamei de Súbitos de areia, já que eram rasgos rasos, em rede, que se formaram e desapareceram sazonalmente”, concluiu ele.
Os pesquisadores construíram uma câmara de baixa umidade e colocaram blocos de CO² na superfície gna tentativa de imitar o cenário lá em Marte. O que eles encontraram foi “diferente de qualquer coisa que ocorra naturalmente na Terra”, de acordo com o professor Jim McElwaine. Seus experimentos nesta câmara especialmente projetada mostraram que a sublimação do CO² pode formar uma série de padrões estranhos e paralelos semelhantes aos vistos nas dunas de Marte.

“Marte tem estações, assim como a Terra, o que significa que no inverno, uma grande quantidade de CO² na atmosfera muda do estado de gás para sólido e é depositado na superfície dessa forma”, explicou Lauren Mc Keown, que também trabalhou na pesquisa “O processo é então revertido na primavera, à medida que o gelo sublima, e essa interação sazonal pode ser um processo geomórfico realmente importante”, concluiu. [IFLS]