O que aconteceria se dois buracos negros se colidissem?

Os cientistas acreditam que a interação de dois buracos negros poderia ter um ou dois resultados. A primeira é que eles se fundem para formar um buraco negro muito mais massivo. A segunda é que, devido ao giro, os dois buracos negros poderiam interagir e recuar um do outro enviando um deles para longe, como um imã é repelido por outro.

Agora temos evidências de que a segunda opção aconteceu em algum momento. Acreditamos que no centro de grandes galáxias existe um buraco negro supermassivo contendo centenas de milhões de vezes a massa do nosso Sol. Acredita-se que esses buracos negros supermassivos estejam girando a velocidades exorbitantes, e assim como duas galáxias colidem, seus buracos negros acabarão interagindo.

Cientistas do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre observaram que um buraco negro foi “expulso” de sua galáxia-mãe através da interação com um buraco negro maior. Podemos efetivamente pensar nisso como dois piões. Dependendo da velocidade do seu giro, seu tamanho e o ângulo em que eles colidem, eles podem se unir, ou um deles pode sair do caminho do outro. Embora ambas as opções sejam possíveis, até agora temos apenas evidências da segunda.

Mas quanto a primeira, uma vez que eles cheguem tão perto que não possam escapar da gravidade um do outro, eles também podem se fundir para se tornar um grande buraco negro. Tal evento seria extremamente violento. Mesmo ao simular esse evento em computadores poderosos, não podemos entendê-lo completamente. No entanto, sabemos que uma fusão de buracos negros produziria uma tremenda energia e enviaria massivas ondulações através do tecido espaço-temporal do Universo. Essas ondulações são chamadas de ondas gravitacionais. [SpaceAnswers/HubbleSite]

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *