Planetas

O “Planeta 9” pode ter sido um “planeta rogue” capturado pelo Sistema Solar

Um novo estudo sugeriu que o “Planeta 9” – um planeta hipotético, com a distância orbital 20 vezes superior a de Netuno -, pode ser um planeta capturado polo Sol.

A pesquisa foi conduzida pelo estudante de graduação James Vesper e o professor Maul Mason, da Universidade Estadual do Novo México, e apresentada na 229ª reunião da American Astronomical Society (AAS), no Texas.

Ilustração artística do Planeta 9. (Créditos: Caltech/R. Ferido [IPAC]).
Ilustração artística do Planeta 9. (Créditos: Caltech/R. Ferido [IPAC]).
“Planetas Rogues” são mundos que são independentes de estrelas – são lançados para fora de seu sistema solar original. Encontrá-los é uma tarefa árdua, pois eles emitem pouca ou nenhuma luz enquanto vagam pelo Cosmos.

Os pesquisadores também descobriram que é improvável que qualquer planeta rogue maior do que Netuno teve um encontro com nosso Sistema Solar, senão as regiões internas estariam mais desordenadas do que são hoje. Tudo isso se encaixa com as características do Planeta 9.

Órbita elíptica do Planeta 9. (Créditos: Caltech/R. Ferido [IPAC]).
Órbita elíptica do Planeta 9. (Créditos: Caltech/R. Ferido [IPAC]).
O Planeta 9 é cerca de 10 vezes a massa da Terra (metade da massa de Netuno). Sua órbita – deduzida através movimento de objetos no Sistema Solar externo – é considerada elíptica, levando de 10.000 a 20.000 anos para ser concluída, e estende-se até 1.000 UA do Sol (1 UA (unidade astronômica), é a distância da Terra para o Sol).

Este não é o primeiro estudo a sugerir que o Planeta 9 pode ser um intruso em nosso Sistema Solar. Em junho do ano passado, pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, sugeriram que o Sol o roubou de outra estrela. Outras teorias sugerem que o planeta sempre esteve no Sistema Solar. [IFLS].

Giovane Santana

Sou baiano, tenho 16 anos e sou fascinado pelo Cosmos.