O fato que os pesquisadores já sabiam há algum tempo que uma estrela chamada Gliese 710 está vindo em nossa direção, não é novidade, mas agora ela está apresentando um novo perigo para nós.
A estrela está atualmente percorrendo o espaço a cerca de 51.499 km/h e está a cerca de 64 anos-luz de distância. Um ano-luz equivale a cerca de 9.461.000.000.000 quilômetros.
Gliese 710 é cerca de metade do tamanho do nosso Sol, e está previsto para se aproximar da Terra em 1,35 milhões de anos, de acordo com um artigo publicado na revista Astronomy & Astrophysics, em novembro. E quando ela chegar, a estrela pode acabar a apenas 77 dias-luz da Terra – um dia-luz é o equivalente à distância que a luz viaja em um dia.
Até onde sabemos, Gliese 710 não está disposta a colidir diretamente com a Terra, mas passará pela Nuvem de Oort – uma concha de trilhões de objetos gelados nos confins mais distantes de nosso Sistema Solar. Assim, embora 77 dias-luz soe como uma distância relativamente segura, a estrela poderia irromper através da nuvem e atirar esses objetos gelados e cometas em todo o nosso Sistema Solar.
Alguns cientistas especulam que um evento semelhante pode já ter acontecido, e até desencadeado o asteroide que eliminou os dinossauros cerca de 65 milhões de anos atrás.
Essa estrela não é o único corpo galáctico para nos preocuparmos. Há 14 outras estrelas que poderiam vir a uma distância de três anos-luz de nós a qualquer momento nos próximos milhões de anos. [ScienceAlert]