O maior eclipse lunar do século acontecerá em breve

Em alguns meses veremos o maior eclipse lunar total deste século. O fenômeno é causado quando a Lua passa pela sombra da Terra, conhecida como umbra. Isso ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados. É como um eclipse solar total, mas desta vez somos nós que eclipsamos o Sol, e somos muito maiores, então a Lua inteira está envolta em sombras.

extra_large-1526050198-cover-image

E em 27 de julho de 2018, teremos um eclipse lunar total que durará uma hora e 43 minutos, será visível na maior parte da África, Oriente Médio, Índia, Austrália, Europa e também no Brasil. Este eclipse lunar total é especialmente longo porque a Lua passará quase pelo centro da umbra.

A posição da Terra em sua órbita também desempenha um fator. Em 27 de julho, a Terra estará em seu ponto mais distante do Sol, conhecido como seu apogeu, o que significa que ela lança uma sombra maior. E na mesma data, a Lua estará em seu ponto mais distante em sua órbita mensal ao redor da Terra, conhecida como apogeu lunar. Combinados nos dão um eclipse especialmente longo.

Durante um eclipse lunar total, a Lua não fica apenas escura. Ela realmente fica vermelha, porque a luz do Sol atingindo sua superfície é refratada pela atmosfera da Terra, já que ela tem mais ar para percorrer. É semelhante a como os amanheceres e entardeceres aparecem vermelhos em nosso céu.

No Brasil, o eclipse inciará no nascer da Lua com o astro já eclipsado. O horário varia um pouco de acordo com a região que você mora, mas o satélite nascerá por volta das 17h30min e o eclipse durará até 19h15min. Fique ligado em nossa página que iremos tentar fazer uma live deste evento incrível, e mais detalhes vão ser divulgados ao longo dos meses. [IFLS]

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Um comentário sobre “O maior eclipse lunar do século acontecerá em breve

  1. Valtemir

    Acredito que há um problema com o uso da palavra apogeu. É o antônimo de perigeu, o ponto de menor distância relativa da órbita de um satélite, artificial ou natural, da Terra. Logo, apogeu deveria significar, neste caso, o ponto mais distante da órbita da lua ao redor da Terra. Existe uma palavra em português que significa o ponto mais afastado na órbita de um corpo celeste, em relação ao Sol: afélio, cujo antônimo é periélio. Estranhamente, o Google coloca uma definição a mais para a palavra apogeu, em português, para abarcar esse sentido usado no texto. Porém, em inglês, esse significado não existe, sendo a palavra “perihelion” a indicada para o caso tratado.
    Espero ter contribuído.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *