Planetas

Nova imagem revela falhas na superfície de Marte

Não, você não está olhando uma pintura moderna abaixo. Esta é uma imagem tirada por uma sonda orbitando Marte, mostrando uma localização intrigante do planeta. A imagem foi tirada pelo Orbitador de Reconhecimento de Marte da NASA (MRO), a uma distância de 277 quilômetros acima do solo marciano em 19 de novembro de 2017.

extra_large-1513248847-cover-image

Ela mostra o norte de Meridiana Planum, uma região em Marte que possui falhas claramente visíveis. Formadas basicamente por depósitos em camadas na superfície, o local foi usado para pouso do rover Opportunity em 2004.

“Curiosamente, as camadas continuam em toda a falha e aparecem esticadas”, disse a NASA. “Essas observações sugerem que algumas falhas ocorreram enquanto os depósitos em camadas ainda eram macios e podiam sofrer deformação, enquanto outras falhas se formaram mais tarde quando as camadas foram solidificadas”, concluiu a agência.

Falhas em Marte podem parecer um pouco confusas, já que o planeta não tem tectônica de placas ativas como na Terra. No entanto, as falhas podem ser causadas por muitas coisas como atividade vulcânica, impacto de asteroides e muito mais.

Algumas pesquisas sugerem que Marte pode até ter uma forma primitiva de tectônica de placas, o que poderia explicar regiões como esta. As placas podem tornar-se ativas a cada milhão de anos, produzindo essas configurações no processo. Não está claro como essas desta imagem em particular se formaram. Mas é impressionante, de qualquer forma. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.