Eventos Astronômicos

Fenômeno astronômico marcará a primeira noite de 2018

Em 2017 tivemos vários eventos astronômicos marcantes. No ano que vem, ou neste ano – depende de quando você estiver lendo esta matéria – teremos também vários fenômenos. Chuvas de meteoros, Superluas e até eclipses estão incluídos nesta lista. Resumindo, 2018 promete no quesito astronômico.

A prova disso já estará no primeiro dia do ano, onde teremos uma incrível Superlua nos céus. Mais brilhante e um pouco maior do que o normal, a Lua deixará o céu um tanto diferente e especial. A noite será proporcionará uma excelente oportunidade para observar seja com telescópio ou a olho nu, e claro, tirar fotos.

superlua

O fenômeno Superlua acontece quando a Lua está em seu perigeu, ou seja, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. A distância será de aproximadamente 351 mil quilômetros do nosso planeta, considerando que a distância “comum” vai de 380 mil a 400 mil quilômetros.

O fenômeno em si poderá ser visto a noite inteira, mas a Lua cheia com sua face 100% iluminada pelo Sol chegará por volta das 22h (horário de Brasília). De qualquer forma, não deixe de se programar para apreciar o evento ao máximo e começar o ano maravilhando nossa Lua, que estará um tanto especial.

Esse será apenas o começo de um longo ano cheio de fenômenos astronômicos. Nós da Mistérios do Espaço desejamos a você um feliz ano novo e agradecemos por nos acompanhar neste ano. Que 2018 as nuvens cooperem para observarmos todos esses fenômenos que estão por vir.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.