Planetas

NASA revela imagem impressionante da tempestade de Júpiter

A missão Juno está se aproximando da conclusão da missão principal e continua a oferecer as imagens mais espetaculares de Júpiter. A última imagem dá uma visão panorâmica da icônica Grande Mancha Vermelha, a gigantesca tempestade anticiclônica localizada ao sul do equador do planeta.

A imagem foi tirada durante o mais recente voo rasante de Juno em 1º de abril. Esta é a 12ª passagem aérea desde que a sonda da NASA alcançou Júpiter em julho de 2016. A imagem foi tirada quando Juno estava entre 24.749 e 49.299 quilômetros do topos das nuvens do planeta.

As imagens de Juno são carregadas em bruto para um site onde os membros do público podem olhar para elas e até processar as imagens. A imagem mais recente foi processada por dois cientistas cidadãos, Gerald Eichstädt e Seán Doran, e mostra a Grande Mancha Vermelha cercada pelos muitos fluxos turbulentos que formam a cobertura de nuvens do gigante gasoso.

content-1524566306-pia21985

A Grande Mancha Vermelha têm sido vista em Júpiter desde 1830 e pode ter surgido desde pelo menos 1665. A tempestade conseguiu sobreviver por décadas, pois Júpiter não tem uma superfície sólida. Isso significa que há pouco para reduzir o momento angular do sistema. Dito isto, a tempestade encolheu significativamente nos últimos 100 anos. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.