Planetas

NASA paralisa atividades presenciais devido ao coronavírus

O surto do novo coronavírus vêm se agravando cada vez mais pelo mundo, onde milhares de pessoas já morreram por conta do novo patógeno. Para proteger a saúde e a segurança da força de trabalho da NASA, a liderança da agência concluiu recentemente a primeira avaliação do trabalho em andamento em todas as missões, projetos e programas.

Dessa forma, a agência espacial decidiu que o trabalho essencial à missão que deve ser realizado em casa – trabalho nos laboratórios será pausado.

(Créditos: NASA)

“Nós vamos cuidar do nosso pessoal. Essa é a nossa primeira prioridade”, disse Jim Bridenstine, administrador da NASA. “A tecnologia nos permite fazer muito do que precisamos fazer remotamente, mas, onde o trabalho prático é necessário, é difícil ou impossível cumprir as diretrizes do Centro de Controle de Doenças (CDC). Onde não podemos fazer isso com segurança teremos que suspender o trabalho e focar nas atividades de missão crítica”, ressaltou.

A missão Mars 2020 da NASA, que inclui o Perseverance Rover e o Mars Helicopter, continua sendo uma alta prioridade para a agência, e o lançamento e outros preparativos da missão continuarão. Grande parte do trabalho está sendo realizada por funcionários e contratados que trabalham remotamente em toda a agência.

A equipe do Telescópio Espacial James Webb está suspendendo as operações de integração e teste. As decisões podem ser ajustadas à medida que a situação se desenrola no final de semana e na próxima semana. O observatório espacial permanece seguro em seu ambiente de sala limpa.

Todo o trabalho associado ao apoio às operações da Estação Espacial Internacional continua. Os controladores de voo estão trabalhando no centro de controle da missão, onde várias medidas adicionais entraram em vigor no início de março para reduzir o risco de exposição à equipe.

De maneira geral, a maior parte da agência permanece com teletrabalho obrigatório para todos os funcionários, com exceções limitadas ao trabalho no local. A liderança da NASA continua a monitorar os desenvolvimentos relativos ao COVID-19 em todo os EUA a fim de manter a comunidade da agência segura. [NASA]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.