A sonda InSight da NASA, que atualmente está na superfície de Marte, enfrentou alguns problemas inesperados durante sua missão de explorar e estudar o planeta. Uma sonda de escavação que foi construída para explorar abaixo da superfície como uma britadeira ficou presa porque o solo de Marte é um pouco diferente do que os cientistas esperavam.
Depois de algumas tentativas fracassadas, a NASA teve que ser um pouco criativa. Por fim, liberou a sonda, dando-lhe um forte golpe com a pá da InSight. A NASA esperava que sua sonda, apelidada de “toupeira”, abrisse caminho em terrenos de areia. Mas como o solo marciano se aglomerava, e todo o aparato ficou preso no lugar.
A bit of good news from #Mars: our new approach of using the robotic arm to push the mole appears to be working! The teams @NASAJPL/@DLR_en are excited to see the images and plan to continue this approach over the next few weeks. 💪 #SaveTheMole
FAQ: https://t.co/wnhp7c1gPT pic.twitter.com/5wYyn7IwVo
— NASA InSight (@NASAInSight) March 13, 2020
Programar o braço robótico da InSight para pousar na toupeira era uma manobra arriscada e de último recurso, porque arriscava danificar as frágeis linhas de energia e comunicação do equipamento.
Felizmente, os engenheiros passaram alguns meses praticando em simulações antes de fazer uma tentativa real. Com resultados experimentais de que a toupeira está funcionando novamente, a NASA espera novamente encarregá-la de cavar sob a superfície de Marte.
Uma vez lá embaixo, esperamos conseguir concluir sua missão de pesquisa: analisar as flutuações de temperatura dentro do Planeta Vermelho, na tentativa de entender como o núcleo de Marte é semelhante ao da Terra. [ScienceAlert]