NASA libera imagens de dunas estranhas em Marte

Estas dunas – feitas de areia – são encontradas perto do Pólo Norte de Marte. Não é uma imagem particularmente nova, o Mars Reconnaissance Orbiter da NASA as fotografou em 28 de janeiro de 2018. No entanto, a NASA re-lançou a imagem em cores, para nos dar uma visão melhor desta região de Marte.

extra_large-1520505801-cover-image

Na imagem, a escala é de 25 centímetros por pixel. Foi registrada pela câmera HIRISE (High Resolution Imaging Science Experiment) do MRO. A forma das dunas é o resultado do vento em Marte, que pode atingir até 100 quilômetros por hora às vezes. Eles são cientificamente conhecidos como dunas barchan e se formam quando o vento sopra constantemente em uma direção.

Vemos evidências de dunas de forma semelhante na Terra. Às vezes, forma-se braços alongados de areia causados pela vegetação na areia. Claro, esse não é o caso de Marte.

content-1520505738-pia17981

A NASA destacou outra característica intrigante na imagem: Há listras paralelas e escuras que se deslocam pela área, com as listras escuras contendo pilhas de pedras em intervalos regulares.

A agência espacial sugeriu que, ao contrário da Terra, que acontece quando as rochas podem ser organizadas por um processo chamado “helada”, o congelamento repetido e o descongelamento do solo, em Marte pode ocorrer devido as mudanças na órbita do planeta ao redor do Sol. [IFLS]

 

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *