O governo dos Estados Unidos acabou de entrar em paralisação e muitos funcionários da NASA ficarão em casa como resultado. A paralisação parcial entrou em vigor ainda em 2018, no sábado, 22 de dezembro, depois que a Casa Branca e o Congresso não conseguiram elaborar um acordo de financiamento.
A maioria dos funcionários da NASA estão liberados até que tal acordo seja alcançado. Mas não precisa temer o fechamento da agência: há funcionários “excluídos” dessa paralisação, como as pessoas responsáveis por manter propriedades da NASA em segurança. E quando falamos em “propriedade”, inclui também naves espaciais atualmente operacionais, bem como os dados que coletam.
“No entanto, se uma missão ainda não tiver sido lançada, o trabalho não financiado será suspenso naquele projeto”, disse Jeff DeWit, o diretor financeiro da NASA. Nós também não poderemos ficar de olho nas missões e descobertas da agência, pois o pessoal responsável por administrar a NASA TV e manter atualizado o site da agência será liberado durante a paralisação.
Não está claro quanto tempo isso durará, é claro, mas as coisas devem voltar ao normal em breve. As duas paradas anteriores de 2018, ocorridas em janeiro e fevereiro, duraram menos de 72 horas. [Space]
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.