Planetas

Campo magnético da Terra enfraquece e cientistas ficam intrigados

O campo magnético do planeta está novamente em perigo, e os geólogos estão muito intrigados. Os pólos magnéticos podem se estender vários quilômetros todos os anos, no entanto, o movimento do pólo norte tornou-se cada vez mais estranho. Por motivos que atualmente não estão claros, o polo norte magnético parece estar cada vez mais dispersado do Canadá e para a Sibéria em uma taxa considerável.

A cada cinco anos, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) mapeia o campo magnético da Terra no World Magnetic Model (WMM). Em 2015 foi a última vez que foi mapeado, com a próxima edição prevista para 2020, mas esse comportamento estranho obrigou os cientistas a revisar o mapa antes do previsto. Infelizmente, o novo WMM deveria ter sido lançado em 15 de janeiro, mas foi adiado até pelo menos 30 de janeiro, devido à parada do governo dos EUA.

O campo magnético da Terra é criado pelo ferro fundido em seu núcleo girando em torno das correntes de convecção. É uma situação bastante caótica, resultando em um padrão complexo de magnetismo que pode ser extremamente difícil de modelar e prever.

No entanto, ainda não está claro por que o campo magnético sob o Canadá parece enfraquecer de maneira tão estranha. Você pode estar se perguntando se isso é importante. Bem, o campo magnético é crucial para muitas formas de navegação. Obviamente, uma bússola depende do campo magnético, e grandes sistemas avançados também usam elas. Essas anomalias atualmente não devem ser fortes o suficiente para afetar tudo, no entanto, certamente é algo que os geólogos precisam manter a atenção.

De fato, é possível que mudanças verdadeiramente monstruosas no campo magnético ocorram. Os cientistas sabem que a Terra pode sofrer um fenômeno conhecido como “inversão geomagnética”, onde esses pólos magnéticos literalmente mudam de lado. A última vez que isso aconteceu foi 781.000 anos atrás, mas acredita-se que possa ocorrer a cada 300.000 anos.

Dessa forma, é sempre bom estar de olho nesse componente fundamental do nosso planeta. Além de manter os instrumentos de navegação funcionando corretamente, o campo magnético terrestre também nos protege de tempestades geomagnéticas vindas do Sol, que por sua vez, podem causar sérios danos a equipamentos elétricos na Terra – acabando com nossa tecnologia. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.