Eventos Astronômicos

Não, Júpiter, Vênus e Lua não formarão um sorriso no céu

O fenômeno de conjunção planetária é inegavelmente comum. Basicamente, a Lua e planetas sempre estão passando próximos um do outro no céu terrestre, muitas vezes em configurações que formam cenas belíssimas para observarmos. No entanto, nem mesmo esse simples fenômeno no céu está livre de ser alvo de notícias falsas e sensacionalistas.

Conforme divulgado em diversos portais de notícias famosos, nosso satélite natural, Júpiter e Vênus estariam em uma posição que formaria um verdadeiro sorriso cósmico – uma cena que ninguém ousaria perder. O boato aparentemente começou quando a conta no Twitter da BBC Radio Tees – uma emissora de rádio localizada em Teesside, no Reino Unido -, postou que no dia 16 de maio o fenômeno astronômico iria acontecer.

Uma rápida consulta ao software Stellarium, responsável por simular o céu e eventos astronômicos futuros, diz que a data informada e divulgada pela rádio BBC não condiz com a posição dos astros. A Lua, por exemplo, estará surgindo no horizonte aproximadamente às 1h da madrugada, quando Júpiter já surgiu 3 horas antes. O planeta Vênus, por outro lado, está visível ao anoitecer, revelando novamente a discrepância em horários e posições.

Na noite indicada, a única conjunção que haverá será com Júpiter e Saturno, onde ambos estarão isolados no céu noturno, sem proximidade alguma com Vênus e a Lua.

Simulação do céu no dia 16/04. (Créditos: Stellarium)

Felizmente, a maioria dos portais já se retrataram e/ou excluíram as respectivas divulgações do falso fenômeno. Mas enquanto essa conjunção não acontecerá, não deixe de observar os dois maiores planetas do sistema solar se aproximando no céu terrestre. Conforme citado nos parágrafos anteriores, este acontecimento estará de fato visível na madrugada do dia 16/04 e observável na direção Leste.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.