Uncategorized

Mistérios do Espaço é a pior página do Facebook!! E agora?

Olá terraquéos, o texto a seguir é um papo sério e descontraído, não quero buscar tretas, ao contrário, apenas esclarecer alguns pontos importantes. Acomode-se e vamos começar.

Nos últimos meses estou observando que existe um grupo seleto de pessoas que adoram nos alfinetar de alguma forma. E não, não estamos falando de terraplanistas ou quaisquer outros conspiracionistas (quem dera), mas sim de pessoas que, acredito eu, fazem um trabalho interessante nas redes sociais.

Capa atual da nossa página.
Capa atual da nossa página.

Como o objetivo aqui é ser sincero, essas pessoas vivem chamando a página de “sensacionalistas”, “click bait” e até “mentirosos” – claro, não diretamente, mas a forma como falam leva a pensar que somos isso. Primeiro, não somos perfeitos, às vezes, sim, erramos – como nesse próprio texto pode existir um erro, por menor que seja, pode existir. Segundo, quando erramos, publicamos uma nota na página informando sobre o determinado erro (ao contrário de alguns divulgadores por aí). Terceiro, nossos erros não chegam ao ponto de destruir a ciência, como essas pessoas levam a acreditar que sim.

Para quem não sabe, geralmente nós traduzimos matérias de sites de ciência gringos (a fonte original sempre está no fim do artigo). Sabendo disso, acreditamos que essas pessoas, usam esses termos para nos caracterizar por causo de um alguns títulos aqui em nosso site ou alguma postagem no Facebook. Mas sobre isso, eu só direi duas coisas: primeiro acha uma mentira, aí a gente conversa, bele?!

O mais engraçado disso tudo, é que além de sermos chamados dessas coisas, essas mesmas pessoas usam as postagens da ME em suas devidas páginas. OK, já que somos um ‘câncer’ para a ciência, não contribuímos em nada, por qual razão, motivo e circustância vocês, queridos colegas de páginas, usam nossas postagens??

“Mas Mistérios do Espaço, foram vocês que criaram o post? Eles podem ter pesquisado em outro lugar” Beleza, querido leitor, alguns posts a gente já acha na internet (mas claro, verificamos se são verdadeiros) e até entenderíamos se a descrição, em alguns casos, não fosse tão idêntica ou a data da postagem não chegasse a ser tão semelhante. Coincidências de mais, não é? Mas não vamos nos aprofundar sobre cópias, afinal, a internet está repleta delas. A questão levantada aqui é “se somos tão lixos, por que usam nossos próprios posts?”.

Agora entraremos em uma questão incrivelmente delicada: Quando divulgar ciência se tornou divulgação pessoal. Antes de mais nada, em 4 anos de página só saímos em um site ‘famoso’, então querido colega de páginas, não venha me chamar de hipócrita.

“Ah, mas você só gosta de astronomia porque tem uma página”. Desculpa querido colega, se você pensa isso, sinto muito. Para começo de conversa, já NASCI admirando o universo, quando criança as pessoas dizam que eu ia ficar louco por me interessar por isso (rsrsrsrs). Isso mesmo, eu amo ciência desde pequeno, então não venha me dizer que só curto astronomia por ter uma página. É uma falácia terrível. Antes de falar, saiba da minha história.

A página é uma forma de expressar o amor pela ciência, em especial a astronomia.

Atualmente, o que mais vemos em páginas de ciência no Facebook é pessoas tentando se vlangoriar em cima da própria ciência. Não vamos citar exemplos aqui, afinal, nossa intenção não é arrumar treta. Tem uns por aí que se acham os “Carls Sagans Brs”, tenho pena do Sagan por essa comparação.

Ah, vale lembra que o único lugar cito nome regularmente são em lives de eventos astronômicos (daqui a pouco vão dizer que nossas transmissões são falsas), que por sinal raramente mostro meu rosto, raramente mesmo. Em todas as lives que já fiz, só mostrei em UMA (que eu me recorde). Quero divulgar ciência, não ficar famoso.

Ao invés de ficar desmerecendo o trabalho dos outros, vocês colegas de páginas, deviam ajudar uns aos outros. Claro, temos que abrir exceções para alguns outros divulgadores de ciência, que felizmente, são o contrário desses que falamos aqui. Afinal, como o próprio Carl Sagan diz “a astronomia é uma experiência de humildade”.

Mas o que temos para dizer a vocês, queridos leitores, é que não queremos ser maiores que ninguém. Nosso objetivo aqui, é, e sempre vai ser, tornar informações de difícil compreensão em algo fácil para as pessoas. Sim, somos a maior página de astronomia no Brasil e temos orgulho disso, já que se fóssemos tão ruins como dizem, não teríamos chegado até aqui.

Lembre-se, isso não é uma competição, é CIÊNCIA.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.