Cientistas da NASA confirmaram que sua câmera de monitoramento avistou o meteoro em aproximadamente 20h08min (hora local). As imagens mostram uma pequena bola brilhante que cruza o céu até que um flash de luz é visto no momento da explosão.
A luz intensa e o barulho alto foram sentidos em Michigan e vistos até em Nova York e partes do Canadá na noite desta terça-feira (16/01). A NASA confirmou e foi realmente um meteoroide entrando na atmosfera.
“Este espetáculo noturno foi um grande evento raro para o estado Michigan”, disse Bill Cooke do escritório de meio ambiente da NASA. “É definitivamente um meteorito”, concluiu.
A NASA define os meteoros como pedaços de material interplanetário que entram em nossa atmosfera e são aquecidos à incandescência por fricção. Eles são chamados de meteoroides enquanto estão no espaço, depois se tornam meteoros por alguns segundos, enquanto atravessam o céu e criam trilhas brilhantes.
“A Terra encontra periodicamente alguns pequenos asteroides ou meteoroides grandes”, disse Cooke. “E quando eles atingem a atmosfera, eles criam essas bolas de fogo muito brilhantes”, concluiu ele.
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.