Planetas

Imagens mostram antiga atividade estranha em Marte

A Sonda Mars Express da ESA capturou imagens espetaculares do hemisfério norte do planeta vermelho, e encontraram evidências de uma antiga atividade tectônica. Essa área fica localizada na parte ocidental de Acheron Fossae – uma região possui 800 km de comprimento e 280 km de largura

Essa região, acredita-se possuir um exemplo de uma característica geológica conhecida como horst e graben, onde os movimentos subterrâneos criam blocos de falha alongados que foram levantados e abaixados, respectivamente. Na Terra, esse processo criou áreas como o Vale da Morte e do Mar Morto, bem como muitos outros.

content-1478187649-topography-of-western-acheron-fossae

Acredita-se que a região Acheron Fossae esteja relacionada com as fraturas que se originaram a partir da grande área vulcânica de Marte: a região de Tharsis. Esta área abriga três vulcões, incluindo o Olympus – um vulcão extinto três vezes a altura do Everest e tão largo como a França.

As imagens também mostram uma grande fratura – que pode ser um vale antigo -, e que ao longo do tempo foi preenchido com material de erosão. A análise geológica sugere que essas fraturas foram formadas entre 3,7 e 3,9 bilhões de anos atrás. Ao mesmo tempo, a região de Tharsis estava cheia com material quente que subia das profundezas de Marte.

Marte não é mais geologicamente ativo, pelo menos é o que pensamos, mas a estudar estas características permite aos cientistas examinar a evolução da crosta e do interior do planeta vermelho. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.