Astrofísica

Documento da NASA vaza e revela projeto extraordinário

Resultados de testes da NASA vazados, mostram que projeto de sistema de propulsão surreal realmente funciona, e é capaz de gerar impulso impressionante no vácuo.

A ideia em si não é nova, pois já vêm sido discutida desde o ano passado. Tal sistema poderia nos dar a possibilidade de criar uma propulsão livre de combustível que poderia nos levar a Marte em apenas 70 dias. Mas há um grande problema: de acordo com as leis atuais da física, isso não deve funcionar.

A questão é que todo o projeto desafia a terceira lei de Newton, que afirma que tudo deve ter uma reação igual e oposta. Assim, de acordo com Newton e nossa atual compreensão do mundo, para um sistema de produção de propulsão funcionar, tem que empurrar algo para o outro lado (para isso, os cientistas geralmente queimam combustível de foguete).

emdrivepropulsion_web_1024

Mas esse “motor” funciona sem combustível ou propulsores. Mas como pode ser possível? Ele funciona simplesmente saltando fótons de microondas para trás dentro de uma cavidade de metal fechado em forma de cone. O movimento faz com que a extremidade pontiaguda gere empuxo, e por fim impulsiona a unidade na direção oposta.

Pode até parecer meio confuso, mas de acordo com o documento vazado da NASA, pode funcionar. Para ser claro, apesar de rumores de que o motor tenha passado nos testes, a versão do papel que foi vazada não foi publicada em nenhuma revista acadêmica. Por isso, não devemos, por enquanto, ficar muito alegres. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.