Hoje a Terra estará distante do Sol e ficará mais lenta

Nesta sexta-feira, 06/07, o nosso planeta atingirá um ponto em sua órbita ao redor do Sol chamado “Afélio” ou “Apogeu”. Esse ponto é quando a Terra chega a sua maior distância em relação ao Sol, e consequentemente sua velocidade de translação irá diminuir cerca de 3600 km/h. Neste ponto nós estaremos a 152 milhões de quilômetros do astro-rei.

Esse ponto será atingido hoje a tarde por volta das 14h46min (horário de Brasília). No céu não mudará nada, esse momento é mais uma curiosidade. Muitas pessoas acreditam que por estarmos um pouco mais distante do Sol, a Terra resfriará, o que não acontece. Quem é do Hemisfério Sul sente um pouco de frio por causa inclinação da Terra e porque está no inverno. No Hemisfério Norte é o inverso nesta época do ano.

planetas4

Esse fenômeno acontece porque não giramos como um perfeito círculo ao redor da estrela. Nossa órbita parece ser mais oval do circular, e por isso, há momentos onde estaremos mais distante e outros mais perto. No caso da maior aproximação, dizemos que a Terra atingiu seu Perigeu na órbita. E claro, a Terra não fica mais quente por esse motivo, afina, a distancia não é suficiente para proporcionar uma diferença de temperatura.

Tudo isso foi dito por Kepler em sua lei, onde durante um dia qualquer a Terra gira em média a 29,8 km/s e nesse momento ela passa a ficar um pouco mais lenta a 28,7 km/s. Lembrando que essas velocidades são apenas da translação terrestre, não vamos confundir com a rotação que é o planeta girando em torno do próprio eixo.

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *