Eventos Astronômicos

Hoje o dia e a noite terão a mesma duração

Hoje é o dia do equinócio de primavera para nós aqui no Hemisfério Sul e equinócio de outono para quem mora no Hemisfério Norte, marcando a chegada de duas estações nas duas partes do globo. O fenômeno acontece duas vezes no ano, em março e em setembro, onde os ambos Hemisférios da Terra são igualmente iluminados pelo Sol.

Assim é o equinócio acontecendo.
Assim é o equinócio acontecendo.

A chegada da primavera será exatamente às 17h02min (horário de Brasília). A partir daí, os dias tendem a aumentar sua duração, e assim nossas noites vão ficar menores e demoraram mais para chegar – o dia terá, em média, três minutos a mais por dia até dezembro, no Solstício de Verão.

Além disso, as temperaturas também começarão a subir e você sentirá uma mudança gradual no clima, até que em 21 de dezembro ocorre o solstício de verão. Para quem não lembra, solstício é quando os dias tem maior duração que as noites ou vice-versa, isso dependerá muito se é no inverno ou verão.

No equinócio, o Sol, anteriormente surgindo no nordeste, começa a sair pelo leste, coisa que só acontece nesta época do ano, e se põe exatamente no oeste. Isso porque é o exato momento em que o Sol atravessa o plano do Equador terrestre, e assim o dia e a noite vão ter a mesma duração nesta sexta-feira, ou seja, 12 horas cada um.

Como já falamos, a partir de hoje o frio para nós aqui no Hemisfério Sul tenderá a diminuir, portanto, se você adora um clima mais quente é só aproveitar essa nova mudança. Mas você mora no Hemisfério Norte, prepare-se par um clima mais frio.

Continue lendo...