Grandes quantidades de água foram encontradas em Marte

Os cientistas dizem que encontraram depósitos significativos de gelo de água que se esconderam extremamente perto da superfície de Marte, uma descoberta que poderia ser extremamente benéfica para futuras missões de exploração de Marte.

As descobertas, publicadas na revista Science, foram lideradas por Colin Dundas do US Geological Survey no Arizona. A descoberta foi feita usando o instrumento HiRISE da sonda Mars Reconnaissance Orbiter.

Eles encontraram oito locais de latitude média onde falésias que foram destruídas, expuseram enormes extensões de gelo. Em algumas regiões, o gelo era de 100 metros de espessura e começa apenas a 1 ou 2 metros abaixo da superfície.

Além disso, o gelo parece ser em camadas, não muito diferente das camadas sedimentares na Terra. Isso significa que as “folhas de gelo” podem nos mostrar diferentes períodos geológicos na história de Marte.

Gelo destacado em azul.

Gelo destacado em azul.

“Isso nos dá uma janela muito mais detalhada na estrutura vertical de algumas folhas de gelo marcianas e mostra que elas têm apenas uma capa de detritos finos e, em alguns casos, camadas finas”, disse Dundas. “O ponto-chave é que há camadas de gelo em Marte que podem estar completamente enterradas superficialmente”, concluiu.

Nós já sabíamos que Marte possuía água gelada, mas essa pesquisa mostra o quão perto esse gelo está da superfície. Isso poderia torná-lo acessível para futuras missões de exploração.

Futuras missões de exploração humana poderiam fazer uso do gelo da água em Marte, usando-o como um recurso consumível ou mesmo como combustível. “Este gelo é esperado para preservar um registro da história do clima, influência a habitabilidade do planeta e pode ser um recurso potencial para a exploração futura”, escreveu a equipe de pesquisadores. [IFLS]

Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Universo Racionalista e Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *