Planetas

Frota de onze asteroides pequenos passará perto da Terra

Parece que esta semana está movimentada no espaço ao redor do nosso planeta. O Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, da NASA relata que 11 objetos estarão voando próximo a Terra antes deste domingo (13). E nenhum deles é um risco que justifique qualquer preocupação.

(Créditos: Reprodução)

O objeto mais próximo é o 2019 SL7, voando 571.443 quilômetros da Terra. Isso é cerca de 40% mais distante do que a Lua. O objeto tem um diâmetro entre 18 e 40 metros, um pouco maior que o objeto que explodiu na cidade russa de Chelyabinsk em 2013.

Se um objeto desse tipo cair na Terra, provavelmente produzirá devastação em nível local, embora sua extensão exata dependa de sua densidade e se vai atingir ou não o solo. Por exemplo, o bólido russo explodiu a uma altitude de 29,7 quilômetros, com a onda de choque suficientemente forte para danificar mais de 7.200 edifícios, incluindo o telhado de uma fábrica.

O objeto mais distante a passar pela Terra é o 2019 SE2. Na sua aproximação máxima, estará a 7,7 milhões de quilômetros de distância. O objeto também será um dos maiores do grupo, com estimativas variando de 41 a 92 metros. Um objeto potencialmente maior é o 2019 SX5, com seu tamanho variando de 62 metros a 142 metros. Esse objeto pode causar devastação em nível regional, mas felizmente não chegará a menos de 7,15 milhões de quilômetros.

Onze asteroides voando “perto” de nosso planeta podem parecer muito, mas é comum haver um punhado de rochas espaciais se movendo. O que é um pouco mais peculiar é ter um grande número desses encontros próximos com bastante antecedência.

Em 21 de setembro passado, nove objetos próximos à Terra voaram perto de nosso planeta. No entanto, naquele dia, conhecíamos apenas quatro deles, duas dessas quatro foram descobertas aconteceram no dia anterior. Os outros cinco objetos foram descobertos nos dias após a passagem. Tais eventos continuam mostrando o quanto ainda não sabemos sobre os objetos menores do sistema solar. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.