A NASA lançou imagens do astronauta Randy Bresnik na Estação Espacial Internacional (ISS), de um avião da agência e de um satélite da ESA que mostram incêndios florestais atualmente em fúria pela Califórnia.
Atualmente, a região está lutando contra uma série desses incêndios em uma enorme área de 570 quilômetros quadrados, do norte de Los Angeles até quase a fronteira do México. Cerca de 200 mil pessoas foram evacuadas de suas casas até o momento, sem nenhum fim à vista.
Da ISS, 400 quilômetros acima da Terra, os incêndios são claramente visíveis, como se vê em várias imagens tiradas por Bresnik.



“Com as mudanças climáticas, alguns cientistas estão dizendo que o sul da Califórnia está literalmente queimando”, disse Jerry Brown, governador da Califórnia. “Então, temos que ter os recursos para combater os incêndios e também temos que investir na gestão da vegetação e das florestas”, concluiu ele.
Esperava-se que os ventos diminuíssem de até 97 km/h para 32 km/h hoje, dando aos bombeiros uma melhor chance de controlar os incêndios. Mas sem previsão de chuva para a região por até duas semanas, a ameaça de incêndios parece provável no início do período de Natal.
Pelo menos uma pessoa morreu como resultado dos incêndios. Cerca de 1.000 departamentos de bombeiros em todo o estado continuam envolvidos na tentativa de contê-los. [IFLS]