Eventos Astronômicos

Fenômeno raro foi novamente registrado no Brasil

Há pouco menos de um ano atrás, foi registrado um fenômeno chamado Gigantic Jet em solo brasileiro. E agora, na noite do dia 31/01 de 2018 outro foi capturado novamente por uma estação BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) localizada em Bilac, São Paulo. Detalhe que essa mesma estação registrou 5 destes fenômenos em 2017 na mesma noite.

O fenômeno raríssimo foi registrado pela estação do Leonardo Amaral (OCA1/SP), na noite desta quarta-feira (31/01). É um tipo de relâmpago especial que acontece além da altitude de um relâmpago normal. O termo mais usado para denominá-los é TLE (Evento Luminoso Transitório), já que existem vários tipos de descargas elétricas que acontecem na atmosfera superior, e assim carecem de várias características para diferenciá-las.

Frame do momento do evento.
Frame do momento do evento.

“O Gigantic Jet é um tipo raríssimo de TLE (Transient Luminous Event) que só foi descoberto em 2001 e até hoje conhecemos pouco sobre o seu comportamento. Pouquíssimos registros deles foram capturados no mundo”, disse Amaral ao nosso site ano passado.

Logo abaixo você verá o fenômeno. Eles se estendem por vários quilômetros acima de sua tempestade, e duram um curtíssimo período de tempo. Talvez seja necessário um replay para você visualizar melhor, afinal, é muito rápido.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.