Você sabia que os astronautas perdem peso no espaço? Bem, eles sabem disso por um bom tempo, mas nós realmente não sabíamos o porquê. Uma possível resposta pode ser surpreendente.
O Dr. Scott Smith do Laboratório de Bioquímica Nutricional da NASA disse que pode ser porque os astronautas não estão comendo o suficiente. E por que isto? Porque a comida está flutuando dentro deles, fazendo com que eles se sintam mais cheios do que realmente estão.
“Eu acho que a comida não se instala da mesma forma que na Terra, de modo que o alongamento do estômago – que envia o sinal para o seu cérebro para dizer ‘você está cheio, pare de comer’ – acha que isso é desencadeado mais rápido na ausência de gravidade”, disse ele.
Comer bastante enquanto estiver no espaço é importante por uma série de razões. Especialmente coisas como peixes, que incluem ácidos graxos ômega-3 que podem ajudar na saúde óssea. E se você não sentir fome, bem, você pode não estar comendo o suficiente.
Os astronautas agora monitoram tudo o que estão comendo em um aplicativo chamado EveryWear, permitindo que sua equipe na Terra saiba se eles estão comendo o suficiente. Os astronautas digitalizam o código de barras em seus alimentos com a câmera de um tablet, deixando-os rapidamente registrar o que está sendo ingerido.
É importante compreender exatamente como nossos corpos processam alimentos no espaço, já que pretendemos ir para a Lua e Marte. E, bem, parece que nossos próprios estômagos não são tão adequados para um ambiente sem peso. Se você um dia for para o espaço, lembre-se, essa refeição está flutuando em sua barriga – e você pode ter mais fome do que você pensa. [IFLS]
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.