Astrofísica

Algo muito estranho está acontecendo no estômago dos astronautas

Você sabia que os astronautas perdem peso no espaço? Bem, eles sabem disso por um bom tempo, mas nós realmente não sabíamos o porquê. Uma possível resposta pode ser surpreendente.

astronauta

O Dr. Scott Smith do Laboratório de Bioquímica Nutricional da NASA disse que pode ser porque os astronautas não estão comendo o suficiente. E por que isto? Porque a comida está flutuando dentro deles, fazendo com que eles se sintam mais cheios do que realmente estão.

“Eu acho que a comida não se instala da mesma forma que na Terra, de modo que o alongamento do estômago – que envia o sinal para o seu cérebro para dizer ‘você está cheio, pare de comer’ – acha que isso é desencadeado mais rápido na ausência de gravidade”, disse ele.

Comer bastante enquanto estiver no espaço é importante por uma série de razões. Especialmente coisas como peixes, que incluem ácidos graxos ômega-3 que podem ajudar na saúde óssea. E se você não sentir fome, bem, você pode não estar comendo o suficiente.

Os astronautas agora monitoram tudo o que estão comendo em um aplicativo chamado EveryWear, permitindo que sua equipe na Terra saiba se eles estão comendo o suficiente. Os astronautas digitalizam o código de barras em seus alimentos com a câmera de um tablet, deixando-os rapidamente registrar o que está sendo ingerido.

É importante compreender exatamente como nossos corpos processam alimentos no espaço, já que pretendemos ir para a Lua e Marte. E, bem, parece que nossos próprios estômagos não são tão adequados para um ambiente sem peso. Se você um dia for para o espaço, lembre-se, essa refeição está flutuando em sua barriga – e você pode ter mais fome do que você pensa. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.