Eventos Astronômicos

Assista o eclipse lunar AO VIVO com imagens da NASA

Na noite desta quinta-feira (31/01) teremos três eventos simultâneos no céu, no entanto, nem todos eles poderão ser vistos no mundo inteiro. O mais famoso de todos é o eclipse lunar, conhecido popularmente como “Lua de sangue”, temos também a Lua azul e a Superlua.

O eclipse lunar acontece quando a Terra fica na frente do Sol, em uma perspectiva lunar. A Lua azul é quando temos duas fases cheias no mesmo mês e a Superlua é quando nosso satélite natural fica mais próximo da Terra, e assim seu brilho e tamanho aumentam no céu.

No Brasil, a Lua azul e a Superlua serão visíveis em todos os estados. Para observar, você não precisa de nenhum equipamento especial, você notará uma diferença no brilho da Lua por ela estar mais perto da Terra. Mas não se engane, apesar do nome “Lua azul”, ela não ficará dessa coloração.

Áreas de visibilidade do eclipse lunar.
Áreas de visibilidade do eclipse lunar.

Já o eclipse lunar, no entanto, será mais restrito a algumas partes do globo. O fenômeno não será visto do Brasil, como está sendo divulgado por aí. Apenas pessoas de lugares como a Ásia Central e Oriental, Indonésia, Nova Zelândia, Austrália, Alasca, Havaí, Canadá e Costa Oeste dos EUA poderão ver.

Se você não mora em nenhum desses locais, a NASA estará transmitindo ao vivo o fenômeno amanhã às 8h30min (horário de Brasília). Você pode assistir em nossa página no Facebook ou no play logo abaixo. A transmissão da Lua azul e Superlua será feita por nós a noite, também no Facebook.

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.