Fenômeno incrível acontecerá nesta quarta-feira

Se você é uma daquelas pessoas que adoram observar conjunções planetárias, isso é, o momento em que astros se juntam para formar formas interessantes no céu da Terra, nesta quarta-feira (10/10), acontecerá algo incrível. Mais precisamente no final da tarde, por volta das 18h (horário de Brasília), a Lua, Júpiter, Vênus e até Mercúrio formarão um losango no céu.

Simulação do fenômeno no Stellarium.

Mas é importante lembrar que Mercúrio só será visto por pessoas que tem um ótimo campo de visão com o horizonte na direção oeste, a mesma que o Sol se põe. Os demais astros poderão ser visualizados por qualquer pessoa, desde que nada atrapalhe a visão para esta mesma direção.

A Lua aparecerá com pouco mais de 3% iluminada, o que dificultará sua observação. No entanto, quanto mais a luminosidade do Sol vai diminuindo, mais a Lua poderá ficar nítida no céu. Mas fique atento, o fenômeno só poderá ser visto no começo da noite – não adianta tentar observar mais tarde, como às 21h, que não será possível, pois eles já terão sumido no horizonte. A melhor hora para começar a ver será às 18h.

Fique atento também a Vênus, estamos nos últimos dias para vermos ele neste horário, quando passará a ser visto ao nascer do Sol. A partir do dia 20, cada dia será mais difícil de ver o planeta, onde só passará a aparecer de novo ao pôr do sol em outubro de 2019.

Não precisa de telescópio para ver, apenas aprecie a forma interessante que aparecerá no céu. Boas observações!

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *