As fotografias astronômicas têm o poder de derrubar velhas teorias, apoiar novas e surpreender até mesmo pessoas com pouco interesse no assunto. Muitas fotos de astronomia foram perdidas, mas as pessoas agora tiveram a chance de ajudar os pesquisadores a trazer mais de 30.000 cópias de volta à vida.
O projeto Astronomy Rewind faz parte do portal de ciências Zooniverse. Destina-se a classificar os scans de mais de 30.000 fotos publicadas em revistas há séculos. As originais são muitas vezes perdidas ou muito frágeis para manipular e este projeto espera encontrar o tesouro de informações que permanece nas antigas publicações.
Todas as imagens aparecerão no World Wide Telescope (WWT), um explorador virtual do céu. A equipe espera que as cerca de 10 mil imagens estejam no WWT em questão de meses.
A conclusão do projeto produzirá uma visão única do céu, mostrando como as observações astronômicas mudaram no último século. Dos maiores observatórios aos amadores, a astrofotografia é muito importante e é algo a ser marcado na história. [IFLS]