Eventos Astronômicos

Fenômeno astronômico marcará o próximo final de semana

Nesta semana anunciamos um evento muito interessante no céu: Saturno e Marte, iriam, apesar de estarem muito distante de nós, parecem estar se abraçando no céu noturno – formando uma bela conjunção. O fenômeno ainda pode ser visto a partir das 00h todos os dias, no entanto, neste sábado (07/04) um novo astro vai entrar no abraço cósmico.

Screenshot_3

Infelizmente, o fenômeno não estará visível por muito tempo. A partir do sábado os planetas já começam a ficar muito distantes um do outro, o que até ajudará no evento, mas um dia depois vão perder a configuração interessante que estão formando.

A Lua entrará em um alinhamento com os planetas e formaram algo muito interessante no céu. Mas calma, não causará dano nenhum para a Terra, os astros estarão alinhados apenas para observadores terrestres.

Eles surgem por volta das 00h na direção Leste (mais ou menos a direção que o Sol nasce) e você verá um ponto avermelhado (Marte), outro branco acima (Saturno) e Lua logo depois. Você não precisa de nenhum equipamento astronômico para observar. O fenômeno pode ser visto até mesmo a olho nu, e é realmente interessante você olhar sem nada mesmo, pois o céu poderá ser melhor apreciado assim.

Na noite de hoje, 07/04 para 08/04 o evento aparecerá assim:

Screenshot_1

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.