Este Sábado é a sua última chance de observar esse fenômeno

Conjunções planetárias são, sem sombras de dúvidas, um dos fenômenos mais incríveis da astronomia. Planetas se juntam de uma perspectiva terrestre para formar uma belíssima configuração no céu da Terra. Dessa vez, o planeta vermelho e o planeta mais quente do Sistema Solar, serão os protagonistas do evento.

Acontecendo no amanhecer deste Sábado (07/10), Marte e Vênus estarão próximos, formando a conjunção. E um detalhe muito importante: é sua a última chance de observar o fenômeno este ano.

Simulação da conjunção pouco antes do amanhecer.

Simulação da conjunção pouco antes do amanhecer.

O melhor horário para observar é a partir das 4h30min da manhã. Não é necessário nenhum equipamento para ver, no entanto, se você tiver binóculos ou um telescópio, obviamente sua visão do evento melhorará e você poderá ver com mais detalhes. Se você conseguir tirar alguma foto, nos envie via inbox na página.

Achar a localização dos planetas é muito fácil, eles vão surgir na direção leste, ou seja, a mesma direção em que o Sol nasce. É importante que você não perca nenhum segundo do fenômeno, pois a partir deste horário, o Sol tende a iluminar o céu cada vez mais, e assim ofuscar os planetas. Infelizmente, Marte e Vênus vão estar baixos no horizonte, o que poderá deixar a observação um pouco complicada para quem tem um campo de visão com muitos obstáculos. Boa observação!

Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Universo Racionalista e Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *