Acontece hoje a noite a chuva de meteoros Draconídeas

Agora, a Terra está passando pela nuvem de destroços deixados pelo cometa 21P/Giacobini-Zinner, o que parece assustador, mas é realmente impressionante, porque nos traz a espetacular chuva de meteoros Draconídeas, que têm seu o pico nos dias 7 e 8 de outubro.

Na maioria dos anos, essa chuva de meteoros é bastante suave, ou seja, não vemos muitos meteoros durante seu acontecimento. Embora não tenhamos a garantia de ver um show tão espetacular este ano, vale a pena sair com um cobertor para e observar o fenômeno.

Screenshot_11

Infelizmente, para quem mora no hemisfério sul poderá não ter uma boa visualização. Mas a boa notícia é que esta é uma das poucas chuvas de meteoros que você não precisa ficar acordado até tarde para ver.

Enquanto a maioria dos chuveiros são vistos antes do amanhecer, as Draconídeas são melhor vistas logo após o pôr-do-sol e a meia-noite, então é perfeita para as pessoas que dormem cedo ou não querem madrugar.

A chuva é visível na direção norte e o radiante – local onde os meteoros parecem surgir – está bem baixo no céu. Dessa forma, você tem quem fixar seus olhos na direção certa próximo ao horizonte. A chuva de meteoros irradia da Constelação do Dragão (daí o nome dela).

Infelizmente, o brilho da Lua estará no céu ofuscando a atmosfera, o que significa que poderá ofuscar também os meteoros. No entanto, mesmo que você não veja nenhum meteoro nesta noite, você ainda terá a nossa gloriosa Lua no céu para admirar. [SciencieAlert]

Sou natural de Conceição do Coité, na Bahia e atualmente trabalho com a divulgação científica na internet, principalmente nas páginas Universo Racionalista e Mistérios do Espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *