Planetas

Envie seu nome para Marte no novo robô da NASA

Embora ainda levará vários anos para que os primeiros humanos pisem em Marte, a NASA está dando a oportunidade dos terráqueos enviarem seus nomes – gravados em chips – ao nosso vizinho planetário no robô Mars 2020, que representa a primeira etapa da primeira viagem da humanidade para outro planeta. O rover está programado para ser lançado em julho de 2020, pousando em Marte em fevereiro de 2021.

Robô Mars 2020. (Créditos: NASA)

O rover, um verdadeiro cientista robótico pesando mais de um tonelada, vai procurar por sinais de vida microbiana do passado, caracterizar o clima e a geologia do planeta, coletar amostras para um futuro retorno à Terra e abrir caminho para a exploração humana do planeta vermelho.

“Enquanto nos preparamos para lançar esta histórica missão a Marte, queremos que todos compartilhem um pouco desta jornada”, disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas (SMD), da NASA. “É um momento emocionante para a agência, enquanto embarcamos nesta viagem para responder a questões profundas sobre o nosso planeta vizinho e até mesmo sobre as origens da própria vida”, concluiu.

Na última missão a Marte, a sonda InSight, mais de 2 milhões de nomes voaram para o planeta. E agora, até 30 de setembro deste ano, você pode cadastrar seu nome no site da NASA e ganhar um cartão de embarque simbólico para fazer download. Ao entrar no site, você precisará fornecer nome e sobrenome, seu país, o CEP e endereço de e-mail.

Cartão simbólico para viagem a Marte. (Créditos: NASA)

O Laboratório de Microdispositivos do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL) em Pasadena, Califórnia, usará um feixe de elétrons para estampar os nomes apresentados em um chip de silício com linhas de texto menores que um milésimo da largura de um cabelo humano (75 nanômetros). Naquele tamanho, mais de um milhão de nomes podem ser escritos em um chip de tamanho único.

A NASA usará o rover Mars 2020 e outras missões para se preparar para a exploração humana do planeta vermelho. Como outro passo em direção a esse objetivo, a agência disse que quer enviar astronautas americanos à Lua em 2024. O governo, a indústria e parceiros internacionais se unirão à NASA em um esforço global para construir e testar os sistemas necessários para missões humanas em Marte e além. [NASA]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.