Planetas

Cientistas dizem que um planeta-anão colidiu com a Lua

Desde a década de 1960, sabemos que o outro lado da Lua é surpreendentemente diferente do lado que está virado para a Terra, mas não é apenas relacionado a composição e espessura da crosta, mas evidentemente em aparência.

Faces da Lua. (Créditos: NASA)

Uma nova explicação potencial para essa assimetria foi apresentada por uma equipe internacional de pesquisadores. Os cientistas afirmam que a Lua sofreu um impacto dramático no lado virado a Terra, que jogou bastante material da superfície lunar na órbita, que após um tempo acabou caindo de volta para o lado oculto.

A equipe executou 360 simulações de impacto e selecionou o cenário que melhor explicou as observações. O melhor cenário têm a Lua colidindo com um objeto de 780 quilômetros, ligeiramente menor que o maior objeto no cinturão de asteroides, o planeta anão Ceres.

Esse hipotético objeto atingiu nosso satélite natural a uma velocidade de 6,25 km/s, o que na verdade é relativamente lento. É cerca de um quarto da velocidade de uma estrela cadente (meteoro) entrando na atmosfera. No entanto, outro cenário pode indicar um objeto ligeiramente menor, mas que se move um pouco mais rápido.

O impacto em ambos os cenários lança de 5 a 10 quilômetros de material para o outro lado da Lua. Isso poderia explicar a camada adicional de crosta detectada pela missão GRAIL, bem como a diferença na composição entre a crosta terrestre e a crosta lunar.

Em vez de ser uma segunda lua da Terra, o objeto era apenas um dos muitos objetos maiores que eram abundantes no início do Sistema Solar. Um planetoide do tamanho de Marte provavelmente atingiu a Terra primordial e formou a Lua, e muitos outros planetas e luas provavelmente sofreram impactos. Alguns destes poderiam ter levado a composições assimétricas como as da Lua. [IFLS]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.