Eventos Astronômicos

Fenômeno incrível marcará a noite desta segunda-feira

As pessoas amam observar o céu, pelo menos é o que mais de 70% responderam a uma pesquisa em nossa página. E na noite desta segunda-feira, 20/05, um evento astronômico incrível poderá ser observado para a alegria de quem adora ver as estrelas e não perde tempo para ver algo diferente acontecendo.

No céu temos vários fenômenos astronômicos, indo desde eclipses até chuva de meteoros. No entanto, nesta noite a Lua e Júpiter estarão juntinhos formando algo que não se vê todo dia: uma conjunção planetária. Esse evento acontece quando, para um observador na Terra, dois astros parecem estar juntos – mas é importante ressaltar, que isso é apenas uma ilusão, quando, na verdade, eles estão a milhares de quilômetros de distância de nós.

Simulação do céu noturno. (Créditos: Stellarium)

A Lua se encontrará com 94% do seu disco virado para Terra iluminado pelo Sol e Júpiter logo acima brilhando como nunca. Por um lado, teremos nosso satélite natural, tão importante para vida na Terra regulando nosso clima, órbita e tudo mais. Por outro, Júpiter, o maior planeta do sistema solar, estará incrível com seu brilho vindo a 793 milhões de quilômetros de distância.

Não é necessário nenhum equipamento para observar, mas com a ajuda de um telescópio ou binóculos você poderá ver as crateras de Lua e alguns satélites naturais de Júpiter. Ambos estarão surgindo na direção leste por volta das 20h (horário de Brasília), mas o melhor momento para ver será às 21h, quando os dois astros estarão mais altos no céu terrestre.

Por último, mas não menos importante, Saturno também será visível um pouco mais tarde. Ele não participará do fenômeno, mas não deixa de ser muito interessante de ser visto.

Bons céus!

Continue lendo...