Elon Musk, CEO da SpaceX e Tesla, ainda quer lançar bombas nucleares em Marte para transformá-lo em um planeta habitável para os seres humanos – como evidenciado pelo seu mais recente tweet nesta sexta-feira.
Nuke Mars!
— Elon Musk (@elonmusk) August 16, 2019
Musk acredita que ao atingir Marte com armas nucleares, as calotas polares do planeta poderiam derreter e liberar grandes quantidades de dióxido de carbono na atmosfera, o que essencialmente criaria um efeito estufa que aumenta a temperatura e a pressão atmosférica do planeta.
Musk compartilha esta opinião há anos, remontando a entrevistas com o bilionário de 2015. Ele até participou do programa de entrevistas noturnas de Stephen Colbert para discutir sua ideia de bombardear Marte. Ative a tradução de legendas para o português e ouça a fala dele:
Em 2017, Musk publicou um artigo na revista New Space detalhando como os humanos poderiam construir uma colônia de 1 milhão de pessoas em Marte em menos de um século.
Talvez em um esforço para levar mais pessoas a bordo com sua ideia, Musk lançou a ideia de vender camisetas com o termo “Nuke Mars!” (o termo nuke em inglês significa algo como “atacar com bombas nucleares”). No entanto, não está claro se ele está falando realmente sério sobre isso, mas parece falar sério sobre tornar os seres humanos uma “espécie interplanetária”.
Sua empresa SpaceX está atualmente testando uma versão protótipo de seu foguete para Marte chamado Starship, que Musk espera que acabe por enviar seres humanos para Marte. O protótipo deste navio, chamado Starhopper, teve seu primeiro teste bem-sucedido depois que um lançamento anterior que deu errado. A NASA espera usar foguetes da SpaceX para futuras visitas à Lua e ao planeta vermelho. [ScienceAlert]