Estrelas,Galáxias

É possível explorar o universo com estes telescópios online

Ter um telescópio é o sonho de muitas pessoas, no entanto, apesar de ser incrível de se observar o céu com um aparelho óptico de boa qualidade, nossos próprios olhos se limitam a uma pequena faixa de luz que o universo proporcionar. Em outras palavras, muita coisa fica oculta a nossa vista por limitações biológicas de nossa visão.

Por sorte, existem câmeras fotográficas que conseguem estender nosso olho e ver algo que fica escondido: nebulosas, galáxias e vários objetos que emitem luz em faixas não compatíveis a visão humana.

Nebulosa Carina. (Foto: Telescópio Espacial Hubble)

Atualmente, existem alguns telescópios em funcionamento no espaço e em terra. Alguns deles podem fotografar desde na luz visível até em infravermelho, revelando uma impressionante visão cósmica. O Telescópio Espacial Hubble, por exemplo, pode ver o universo na luz visível, raios gama, raios-X e o infravermelho.

Alguns sites disponibilizam um mapa que você pode interagir dando zoom e visualizando as galáxias e estrelas. Um dos mais famosos trata-se do World Wide Telescope, que mescla milhares de imagens individuais de vários objetos astronômicos registrados pelos telescópios espaciais como o Telescópio Espacial Hubble, o Telescópio Espacial Spitzer e o Observatório de raios-X Chandra.

Não esquecendo também do Google Sky, ele foi criado em 2007 e permite uma viagem pelo céu com imagens dos mesmos telescópios citados acima. E da mesma forma do WWT, o Google Sky também mantém uma versão online do aplicativo e é acessível de qualquer navegador ou sistema operacional.

Ambos possibilitam a visualização do universo em diversos comprimentos de onda, ou seja, você poderá explorar o cosmos além do que conseguimos ver com nossos próprios olhos. Boa viagem!

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.