No início desta semana, a agência espacial japonesa Jaxa fez história ao pousar um par de robôs em um asteroide conhecido como Ryugu e mandar de volta as primeiras imagens da superfície da uma rocha espacial. Se isso não foi inspirador o suficiente, Jaxa acaba de lançar não apenas mais imagens, mas até mesmo um pequeno vídeo da superfície de Ryugu, e todas as suas imagens são incrivelmente maravilhosas.
Podemos ver um asteroide rochoso e acidentado, voando pelo espaço a 160 milhões de quilômetros da Terra, enquanto a luz do Sol irradia e resplandece ao seu redor.
Os dois rovers, Rover 1A e Rover 1B, foram lançados na superfície de Ryugu em 21 de setembro por sua “nave-mãe” Hayabusa 2, que viajou três anos e meio antes de finalmente chegar ao asteroide em junho.
Os robôs pesam cerca de 1 kg e são praticamente do tamanho e formato de uma lata comum. Eles se movem pelo ambiente de baixa gravidade do asteroide pulando, alimentados por uma massa interna movida a energia solar que gira para gerar força.
Rover-1B succeeded in shooting a movie on Ryugu’s surface! The movie has 15 frames captured on September 23, 2018 from 10:34 – 11:48 JST. Enjoy ‘standing’ on the surface of this asteroid! [6/6] pic.twitter.com/57avmjvdVa
— HAYABUSA2@JAXA (@haya2e_jaxa) 27 de setembro de 2018
Esses novos vídeos e imagens mostram em detalhes da paisagem acidentada e coberta de rochas de Ryugu, e é o visual mais próximo que tivemos até hoje nesse tipo de objeto do Sistema Solar. O Ryugu tem 900 metros de largura e é considerado um tipo de asteroide conhecido como um asteroide do tipo C, que remonta aos primórdios do nosso Sistema Solar, há mais de 4 bilhões de anos.
Os pesquisadores esperam que, estudando-o, possamos aprender mais sobre a evolução da Terra. [ScienceAlert]
Divulgador científico há pelo menos 6 anos, dedica seu tempo a tornar a astronomia mais popular entre o público leigo, constantemente traduzindo, escrevendo e adaptando matérias com abordagem didática para o projeto Mistérios do Espaço. É natural da cidade de Conceição do Coité e está graduando em Comunicação Social, pela Universidade do Estado da Bahia.