Planetas

Divulgado o primeiro vídeo da superfície de um asteroide

No início desta semana, a agência espacial japonesa Jaxa fez história ao pousar um par de robôs em um asteroide conhecido como Ryugu e mandar de volta as primeiras imagens da superfície da uma rocha espacial. Se isso não foi inspirador o suficiente, Jaxa acaba de lançar não apenas mais imagens, mas até mesmo um pequeno vídeo da superfície de Ryugu, e todas as suas imagens são incrivelmente maravilhosas.

Podemos ver um asteroide rochoso e acidentado, voando pelo espaço a 160 milhões de quilômetros da Terra, enquanto a luz do Sol irradia e resplandece ao seu redor.

Os dois rovers, Rover 1A e Rover 1B, foram lançados na superfície de Ryugu em 21 de setembro por sua “nave-mãe” Hayabusa 2, que viajou três anos e meio antes de finalmente chegar ao asteroide em junho.

Os robôs pesam cerca de 1 kg e são praticamente do tamanho e formato de uma lata comum. Eles se movem pelo ambiente de baixa gravidade do asteroide pulando, alimentados por uma massa interna movida a energia solar que gira para gerar força.

Esses novos vídeos e imagens mostram em detalhes da paisagem acidentada e coberta de rochas de Ryugu, e é o visual mais próximo que tivemos até hoje nesse tipo de objeto do Sistema Solar. O Ryugu tem 900 metros de largura e é considerado um tipo de asteroide conhecido como um asteroide do tipo C, que remonta aos primórdios do nosso Sistema Solar, há mais de 4 bilhões de anos.

Os pesquisadores esperam que, estudando-o, possamos aprender mais sobre a evolução da Terra. [ScienceAlert]

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.