Diamantes são descobertos em rocha vinda do espaço

Esta imagem única, que mede apenas 60×80 micrômetros de diâmetro, revela detalhes impressionantes do meteorito Kapoeta, uma pedra de 11 kg que caiu no sul do Sudão em 1942. Meteoritos são rochas que vieram do espaço e sobreviveram a violenta entrada na atmosfera terrestre, como foi o caso dessa.

Web

O brilho da imagem? Um aglomerado de nanodiamantes descobertos embutidos na pedra em um estudo recente liderado por Yassir Abdu, da Universidade de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Abdu e colaboradores mostraram que esses nanodiamantes têm características espectrais semelhantes ao interior das densas nuvens interestelares – e não mostram nenhum sinal de choque. Isso pode sugerir que os nanodiamantes foram formados pela condensação de gases nebulosos no início da história do sistema solar.

Os diamantes foram presos no material da superfície do corpo meteorito Kapoeta, que se acredita ser do Vesta, um asteroide que mede 534 km de diâmetro, um dos maiores já descobertos.

Na astronomia, há várias definições para rochas espaciais. Enquanto o objeto se encontra no espaço, dependendo também do tamanho, é chamado de meteoroide. No momento da queda, o evento luminoso de entrada na atmosfera é chamado de meteoro, se chegar ao solo, meteorito.

Essa descoberta é realmente incrível, e pode ajudar no entendimento da formação do sistema solar. E como era bilhões de ano atrás. [AASNova]

Natural de Conceição do Coité, na Bahia, estudante de Comunicação Social, com ênfase em Rádio e TV, trabalha com divulgação científica na internet e é o fundador do projeto Mistérios do Espaço.

2 comentários sobre “Diamantes são descobertos em rocha vinda do espaço

  1. Marcilio Machado de Oliveira

    Amigos .tudo que esta no espaço sideral e misterioso não sabemos direito como foi feito cada pedra aguá gases e muito mais …casos de diamantes existente em meteoros e que essa pedra passou por uma temperatura muito alta e com muitos minérios nelas são formado diamantes ouro e outros ….abrçsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *