Eventos Astronômicos

Conjunção planetária marcará o final de tarde deste sábado

Nos últimos dias, Vênus deixou de ser visível ao anoitecer, passando para o amanhecer. Apesar do seu brilho não está mais presente neste horário, pelo menos pelos próximos meses, isso não quer dizer que outros astros não possam tomar a atenção de todos. E agora, neste sábado (27/10), acontecerá uma conjunção planetária envolvendo o maior planeta do sistema solar e o planeta mais próximo do Sol.

Simulação da conjunção no Stellarium.

Estamos falando de Júpiter e Mercúrio, dois belos astros que proporcionarão um momento único neste final de tarde. Essa momento é marcado por uma conjunção planetária, que acontece quando dois astros parecem estar próximos um do outro no céu para um observador na Terra.

O fenômeno deste sábado será interessante porque Mercúrio estará próximo de seu ponto mais alto no céu, o que facilita a sua observação. Além disso, o planeta passará muito próximo a Júpiter, formando a linda conjunção. Para observar não é muito difícil, os dois planetas estarão na direção oeste – a mesma que o Sol se põe – e não necessitará de nenhum equipamento em especial para ver os astros, sendo assim, visíveis a olho nu.

O evento em si pode ser observador com proximidade até neste domingo (28/10), quando os dois planetas vão se distanciar cada vez mais com o passar dos dias. Apesar de não ser necessário, o uso de telescópio pode ser interessante para ver os planetas com mais detalhes, tais como as luas de Júpiter e Mercúrio em sua fase crescente, afinal, estará com sua face virada para Terra com pouco mais de 70% iluminada pelo Sol.

Não perca esta oportunidade. Boas observações!

Alexsandro Mota

Nordestino, um grande amante da astronomia e divulgador científico há quase uma década. Sou o criador do projeto Mistérios do Espaço e dedico meu tempo a tornar a astronomia mais acessível.